Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Sant Anna, Patricia Rocha
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Orientador(a): |
Barata, Danillo Silva
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Banca de defesa: |
Barata, Danillo Silva
,
Leblanc, Paola Barreto
,
Nascimento, Cláudio Orlando Costa do
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Outro
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Departamento: |
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40234
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Resumo: |
Este artigo refere-se à aplicação da Lei 11.645/2008 na Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima, respeitando os saberes circulares das artes indígenas, (re) ancestralizando e ressignificando; promovendo a visibilidade destas artes. Artes indígenas tratadas como expressões de povos, culturas, identidade e criatividade étnicas. Os processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, foram relacionados com as práticas formativas e suas conexões relativas ao ensino das Artes Visuais relacionado com o contexto de que faz parte a escola. A construção dos processos de criação em arte com processo de aprendizagem foi realizada ouvindo os alunos e seus multiversos infantis. Assim, tive a possibilidade de aplicar a Lei 11.645/2008, trazendo para a prática um portal de possibilidades e conexões, e priorizar as narrativas indígenas. Nesta proposta de experiência de arte, é importante que os alunos saibam da existência dos encantados, e entendam que os grafismos têm seus significados e são sagrados para os povos indígenas. Proponho o ensino e a aprendizagem no conhecimento da arte a partir da prática e experiência artística, da apreciação e história da arte. A prática da arte na educação básica com a mudança de pensamento sobre os povos indígenas no Nordeste e no Brasil, no intuito de trazer para a sociedade vínculos e influências; refletindo e integrando os diferentes conteúdos da cultura brasileira. |