Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Holtz, Adriana Cristina de Barros |
Orientador(a): |
Kato, Suzana |
Banca de defesa: |
Casado, Alexandre,
Smetak, Uibitu |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Música da Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós Graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24501
|
Resumo: |
Este trabalho é fruto de um Mestrado Profissional na área de criação e interpretação musical, linha em Alta Performance Orquestral. Contém um memorial descritivo, um artigo acadêmico, um produto final e os relatórios das práticas profissionais supervisionadas. O produto final apresentado consiste em excertos para violoncelo de música orquestral brasileira compilados durante o curso. Para realizar esse trabalho, foram selecionados e organizados trechos orquestrais a partir de gravações feitas pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) entre 2000 e 2009. O Cento de Documentação Musical Eleazar de Carvalho (CDM) foi a principal fonte de referência e um questionário aplicado aos músicos do naipe de violoncelos dessa orquestra serviu como base para uma avaliação do grau de dificuldade de cada excerto. Essa compilação tem como principal objetivo atender a estudantes de música e profissionais da área, de maneira a facilitar o acesso ao repertório de música orquestral brasileira e pode eventualmente vir a ser utilizada como fonte de excertos para provas orquestrais. |