O violoncelo e Cyro Pereira: um breve relato da trajetória do violoncelo no Brasil, e estudo da obra Brasiliana n.3 para violoncelo e orquestra, com vistas à realização de uma edição prática e gravação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Aliverti, Milene Jorge
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/17827
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de trazer um pouco da história do violoncelo no Brasil, além de mostrar ao público a obra Brasiliana n. 3 do compositor Cyro Pereira (1929-2011) para violoncelo e orquestra. Não foram encontradas muitas pesquisas a respeito do compositor, e suas obras para violoncelo ainda são desconhecidas. Metodologicamente, o presente trabalho é composto por uma primeira parte histórica, onde apresentamos nossa pesquisa sobre a trajetória do instrumento violoncelo no Brasil. A pesquisa histórica justifica-se por ser um assunto pouco abordado, com poucos textos de referência até o momento. Teremos em seguida uma biografia do compositor, e, logo após, análise da obra para fins de elaboração de sua edição prática. A parte do violoncelo solista é tratada com maior atenção, acrescida de sugestões para auxiliar sua execução por violoncelistas, com dedilhados e arcadas sugeridos em uma edição prática, sugerindo alternativas para problemas advindos da composição. Trazemos, no apêndice deste trabalho, transcrições de entrevistas e a edição prática da Brasiliana n. 3. Nos anexos, constam o manuscrito original e alguns links com gravações da obra.