Gamificação como suporte às abordagens de mapeamento participativo e crowdsourcing no enfrentamento da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Arouca, Murilo Guerreiro lattes
Orientador(a): Barreto, Marcos Ennes lattes
Banca de defesa: Santos, Vaninha Vieira dos lattes, Brito, Ricardo Lustosa lattes, Barreto, Marcos Ennes lattes, Neves, Isa Beatriz da Cruz lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) 
Departamento: Instituto de Computação - IC
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37322
Resumo: Em virtude dos impactos provocados pelo advento do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), a mobilização e participação popular diante das políticas públicas de saúde são fundamentais para o enfrentamento da Covid-19 e mitigação dos seus danos, o que é amplamente afetado pelo conhecimento, atitudes e práticas em relação à doença. Porém, tendo em vista o contexto de pessoas em estado de vulnerabilidade social e com baixo acesso à educação e à informação, a ausência de participação e engajamento em comunidades socioeconomicamente desfavorecidas se apresenta como um obstáculo que se interpõe aos objetivos propostos pelas políticas sanitárias. Desse modo, o presente trabalho propõe a implementação do modelo de design de gamificação orientado à teoria GAFCC na plataforma +Lugar (versão Covid-19), para apoiar as abordagens participativas de crowdsourcing e mapeamento participativo em prol de iniciativas destinadas ao enfrentamento da Covid-19, principalmente o mapeamento e sinalização dos preditores de transmissão da doença em tempo real, por meio de uma abordagem de percepção de risco. A fim de avaliar a aceitação e uso da solução proposta, utilizou-se a UTAUT para identificação dos fatores determinantes que apresentam impacto significativo na intenção de uso da plataforma. Para tanto, foi realizado um estudo de validação com 20 jovens e adolescentes residentes do bairro de Marechal Rondon, onde foi aplicado um formulário composto por questões relacionadas aos fatores moderadores e determinantes, e intenção comportamental. O resultado do estudo apontou que os respondentes possuem altos níveis de expectativa de desempenho e esforço, influência social, condições facilitadoras, e intenção comportamental de uso da plataforma. Porém, por meio da análise do coeficiente de correlação de Spearman, foi possível identificar que apenas os fatores “expectativa de esforço'' e “influência social” impactam significativamente a intenção comportamental.