Corpo dissidente e desaprendizagem: do Teat(r)o Oficina aos a(r)tivismos queer

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: TROI, Marcelo de
Orientador(a): Colling, Leandro
Banca de defesa: THURLER, Djalma, BRITO, Marcelo Sousa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
Programa de Pós-Graduação: Multidisciplinar em Cultura e Sociedade
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25529
Resumo: Esta dissertação cria um espaço relacional entre a companhia Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona,fundada em 1958 na cidade de São Paulo, e os a(r)tivismos queer, produções artísticas que trazem,em seus enunciados, uma desobediência de gênero e da sexualidade,além de formulações políticas em aproximação com o anarquismo e a luta anticolonial. Essas ideias são desenvolvidas a partir de uma cartografia do Oficina e de uma genealogia da cena queer e sua emergência na última década no Brasil. Elabora-se o conceito de “corpo dissidente” para falar de agenciamentos a partir das produções do teat(r)o e dos a(r)tivismos de modo a provocar um giro nas noções de subjetividade e individuação, distantes do paradigma multicultural e mais próximas ao multinaturalismo e às multiplicidades. O trabalho é amparado pela Filosofia da Diferença e aproxima conceitos dos estudos queer aos dos estudos decoloniais.