Dançatar: Sobre Mulheres, Trajetórias e Narrativas em dança

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Borges, Naranda Costa
Orientador(a): Costa, Eliene Benício Amâncio
Banca de defesa: Costa, Eliene Benício Amâncio, Amoroso, Daniela Maria, Serrano, Leonardo Jose Sebiane, Santos, José Antonio Saja Ramos Neves dos, Silva, Marina Martins da
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro, Escola de Dança
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18053
Resumo: Esta tese apresenta o Dançatar como uma proposta em dança para uma ação dialógica da mulher contemporânea, rumo à experimentação de diferentes faces do seu feminino, com o intuito de promover a singularidade da mulher e a valorização do imaginário feminino, por meio de uma tensão das oposições reveladas na narrativa corporal. O problema motivador partiu da necessidade de buscar estratégias em dança para a realização da mulher frente aos novos desafios e solicitações da contemporaneidade. Levanto como hipótese que as estratégias do Dançatar promovem o encontro da mulher com o seu Self através da revelação de sua narrativa corporal, que provoca o acontecimento de seu inaugurar-se, que entendo aqui como a ação de surpreender-se, a partir do deslocamento das zonas de conforto, conhecidas, experimentadas e arraigadas. A abordagem metodológica parte de uma pesquisa experimental desenvolvida com mulheres nos Experimentos, com a aplicação dos Princípios e Indicadores referenciais do projeto Dançatar, e a avaliação da propriedade de sua interação e intervenção. Seu enfoque se instaura no campo das sensibilidades, do imaginário e dos paradigmas da contemporaneidade e se apoiou na Psicologia, História Oral, Sociologia, Filosofia, Antropologia, através de autores como Gilbert Durand, Michel Maffesoli, Miriam Goldenberg, Siegmund Hurwitz, Valéria Fabrizi Pires, Carl Gustav Jung, Zygmunt Bauman, Mary Del Priore e Marly Riberio Meira. Foram considerados pesquisadores da Dança e dos Estudos da Performance como Eliana Rodrigues Silva, José Gil, María Fux, Klauss Vianna e Ivaldo Bertazzo, Richard Schechner, Zeca Ligiéro. Os argumentos partiram dos arquétipos das figuras mitológicas da Eva e da Lilith, apontadas como oposições assumidas que instauram uma dialógica crítica nesta pesquisa. A sua transposição é aventada a partir do mito de Leila Diniz e sua inserção na cultura brasileira, apresentada como arquétipo feminino brasileiro que inspira a possibilidade de uma interação criativa entre as oposições anteriores. Ao final da tese são apresentadas as Prospecções conclusivas da Dançatar.