RITMOS DO CANDOMBLÉ KETU NA BATERIA: ADAPTAÇÕES DOS TOQUES AGUERÉ, VASSI, DARÓ E JINKÁ, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE IURI PASSOS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Palmeira, Rafael
Orientador(a): Scott Junior, Rowney Archibald
Banca de defesa: Scott Junior, Rowney Archibald, Ezequiel, Carlos, Lühning, Ângela, Oliveira Filho, Pedro
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Música
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação Profissional em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26155
Resumo: Este documento compreende o trabalho final apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA e tem como principal objetivo propor adaptações de ritmos do Candomblé Ketu para o instrumento Bateria, a partir das práticas do músico e alabê Iuri Passos. Inicialmente será apresentado um Memorial, onde um resumo da história musical do autor, enfatizando a trajetória percorrida durante o curso, estará descrito. Em seguida um artigo acadêmico, que elabora apontamentos iniciais sobre uma Teoria da Aprendizagem da Bateria, será compartilhado. Na sequência, o resultado da pesquisa será apresentado em formato de livro-método para o instrumento bateria, onde quatro ritmos do Candomblé Ketu, e suas respectivas adaptações na Bateria, serão explorados. As variações e adaptações descritas no método estão compartilhadas também em um DVD anexado ao final do mesmo. Encerrando, serão apresentados relatórios descrevendo as práticas realizadas no período.