Entre o cultivo e a espera: caminhos para uma poética de permanência e transformação na dança

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Barbosa, Vivian Vieira Peçanha
Orientador(a): Grebler, Maria Albertina Sila
Banca de defesa: Almeida, Marcus Vinicius Machado de, Lima, Carla Andrea Silva, Quilici, Cassiano Sydow
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de teatro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32258
Resumo: Esta tese é um dos resultados da pesquisa artística realizada em integração com a criação do solo de dança intitulado Reversa, concebido e dançado por mim no Brasil e na Inglaterra entre 2016, 2017 e 2018. Na pesquisa, há a indagação conceitual, artística e experimental sobre o que chamo de ‘poética de permanência e transformação’, principalmente em diálogo com práticas meditativas e respiratórias do yoga, com a Teoria do Esforço de Rudolf Laban e seus tópicos afins, bem como com a prática de vibração-contenção-fluxo desenvolvida por Carla Normagna. São articulados e discutidos princípios, práticas, modos de preparação e criação coreográfica experimentados em Reversa por meio da criação de terminologias próprias e reflexões advindas da prática artística na relação com diversas referências, sejam elas artísticas ou filosóficas. Tal articulação se sustenta metodologicamente na perspectiva da Prática como Pesquisa (PcP) e no Processo de Articulações Criativas (PAC) de Jane Bacon e Vida Midgelow e visa refletir três perguntas codependentes: o que se passa entre vida interior, espaço externo e gesto enquanto danço? o que vislumbro dessa relação, desse “entre”? como teço, artisticamente, essa relação?