Ensino de Música no Instituto Federal da Bahia: Paradigmas e paradoxos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Ferreira, Marcos de Souza
Orientador(a): Magalhães, Luíz César Marques
Banca de defesa: Moura, Dante Henrique, Pereira, Rita de Cassia Mendes, Silva, Tais Dantas da, Fonseca, Diana Santiago da
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Música da UFBA
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25371
Resumo: Esta pesquisa teve como campo de investigação o ensino de música no Instituto Federal da Bahia (IFBA) e procurou responder a duas questões: como a educação musical se inseriu e se desenvolveu na estrutura curricular dos cursos da Educação Básica ministrados no IFBA? Os resultados apresentados no campus Vitória da Conquista quanto à formação musical e encaminhamento de estudantes ao ensino superior em música eram também encontrados nos demais campi onde havia ensino de música? Tais questões levaram à definição dos objetivos gerais da pesquisa: identificar e analisar a presença/ausência da educação musical como conteúdo na estrutura curricular do IFBA; descrever e analisar de que maneira o ensino de música era desenvolvido no âmbito da instituição. Tendo em vista tais objetivos, dados foram coletados entre diretores de ensino dos campi, na Pró-Reitoria de Ensino da Instituição, entre professores de música da instituição e estudantes egressos matriculados em cursos superiores de música. Os resultados preliminares permitiram traçar um panorama do ensino do componente curricular Arte na instituição e constatar que o ensino de música estava presente em apenas quatro campi (25%) da instituição. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso e na fase inicial adotou expedientes relacionados à pesquisa quantitativa. Entretanto, após a exploração dos primeiros dados colhidos, prevaleceram os aspectos qualitativos na fase dominante da investigação. A metodologia da coleta de dados variou entre as técnicas de aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas. Paralelamente a esses procedimentos, foi realizada pesquisa bibliográfica, que resultou na apresentação e análise da inserção do ensino de música na Educação Básica em uma trajetória que foi marcada por diversas leis educacionais de abrangência nacional. Para entender essa trajetória, bem como a dinâmica do sistema legal, o estudo tomou como referência as abordagens do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. Considerando que, no IFBA, o ensino de música está inserido como componente curricular do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Ensino Integrado), a pesquisa também se dedicou à análise da criação e desenvolvimento dessa forma de ensino. A práxis musical desenvolvida pelos docentes do IFBA foi analisada à luz do modelo teórico musical C(L)A(S)P de Keyth Swanwick. Os dados recolhidos indicaram que as cinco etapas do processo de educação musical previstas na teoria de Swanwick estavam presentes no ensino de música praticado no IFBA. A pesquisa evidenciou, ainda, que os resultados da prática musical desenvolvida nos demais campi do IFBA são análogos aos resultados obtidos no campus Vitória da Conquista.