Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Andrade, Lucas |
Orientador(a): |
Robatto, Pedro |
Banca de defesa: |
Robatto, Pedro,
Barbosa, Joel,
Afonso, Luís |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – ESCOLA DE MÚSICA
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MÚSICA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25683
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Resumo: |
O presente trabalho tem por objetivo analisar como o processo formativo, deste autor, durante o mestrado profissional na Universidade Federal da Bahia (UFBA) contribuiu para a construção de uma prática eficaz de estudo do clarinete. Compreender o desenvolvimento de uma rotina de estudos que seja capaz de resolver às possíveis demandas práticas de um músico profissional, dentro do tempo disponível para tal é uma tarefa que exige conhecimentos empíricos e teóricos sobre o fazer musical. Dessa forma, trazemos aqui, relatos de experiência que apontam direcionamentos e (re) direcionamentos de estratégias de estudo do instrumento, delineados em função do contexto em questão, além de reflexões geradas a partir da literatura decorrente dos estudos sobre prática musical. Os principais resultados abarcaram compreensões sistematizadas dos procedimentos utilizados na prática musical com a clarineta, a produção de um artigo científico (em anexo), além das reflexões provenientes do processo como um todo. |