Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Lopes, Geraldo de Lima
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Orientador(a): |
Guimarães, Maria Sofia Villas-Bôas |
Banca de defesa: |
Guimarães, Maria Sofia Villas-Bôas,
Silva, Claudilene Maria da,
Rengel, Lenira Peral |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN)
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Departamento: |
Escola de Dança
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40486
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Resumo: |
Com esse TCC, apresento os processos de desenvolvimento e os produtos técnico-tecnológicos, sendo um material pedagógico relatando uma memória crítica da minha experiência na Escola e dois artigos resultados da pesquisa Diálogos na Roda: Dança, História e Cultura Afro-Brasileira no Ensino Fundamental, desenvolvida na Escola Estadual Núcleo de Moradores 9 – N.M.9, localizada na Zona Rural do município de Petrolina, em Pernambuco, no Nordeste brasileiro, na qual atuo enquanto artista-docente no Ensino Básico. A pesquisa teve como questão central a lacuna, ainda existente em 2021, quanto aos processos artístico-pedagógicos mediadores de saberes para a afirmação da História e Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamental e o acesso a ela. Como objetivo maior, buscou-se propor e vivenciar, por meio da Dança, práticas escolares que colaborassem e/ou acionassem saberes com relação à referida temática, referendada pela Lei nº 10.639/2003. Como referencial teórico, destaco a imagem/metáfora da Roda, a partir da sua Circularidade apontada por Azoilda Trindade (2013), enquanto ambiente no qual os conhecimentos são tecidos nas trocas, nas relações e nas diferenças e também a Roda na abordagem afroperspectivista feita por Renato Noguera (2015; 2017), que a compreende enquanto ação acionadora de fluxos, caminhos para africanização e indigenização das práticas educativas e curriculares. Os conceitos de Nível Espacial e Cinesfera, propostos por Laban (1978) e ancorados nos estudos de Lenira Rengel (2015), contribuíram para que as experiências em Dança fossem caminhos para o respeito às singularidades e aos muitos modos de se dançar. Ainda foram base para a pesquisa o conceito de prática pedagógica, de João Francisco Souza (2009), e o cultivo do sentimento de pertença do qual falam Raul Lody (2011) e Jorge Sabino (2011). Na abordagem metodológica, a roda foi também o chão, um destacado recurso que afirmou o conjunto de pontos de vista, estratégias, sistemas e modos de pensar e viver de matrizes africanas numa relação coletiva entre os diversos atores da comunidade escolar (docentes, discentes, gestores e coordenadoras). Ao destacar a importância da História e Cultura Afro-Brasileira nas práticas pedagógicas, a pesquisa e seus resultados foram também contribuições para as ações afirmativas, meios para a promoção de uma educação antirracista, diversa e democrática que valoriza a equidade étnico-racial na comunidade escolar e na sociedade brasileira. |