Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Souza, Edvaldo de |
Orientador(a): |
Toutain, Lídia Maria Batista Brandão |
Banca de defesa: |
Toutain, Lídia Maria Batista Brandão,
Cordeiro, Rosa Inês de Novais,
Villalobos, Ana Paula de Oliveira |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia/Instituto de Ciência da Informação
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18643
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Resumo: |
Visa demonstrar que as revistas de fotonovelas brasileiras apresentaram informação sobre o contexto sociocultural, comportamental e geográfico quando do período de sua circulação, se corroborando também como documento portador de conteúdo informativo para o seu público leitor. Para os aspectos conceituais relativos à imagem fotográfica, adotamos como embasamento teórico os trabalhos de Roland Barthes (1915-1980), que citou a fotonovela como portador de sentido e possível fonte de estudo. Para o percurso metodológico, de abordagem qualitativa, nos valemos da análise de conteúdo de Bardin, que aliado ao método semiótico barthesiano nos permitiu identificar e analisar categorias temáticas no material explorado, como a representação geográfica e a representação da mulher. As técnicas utilizadas envolveram a pesquisa documental e a bibliográfica para o desenvolvimento do procedimento histórico, possibilitando relacionar a produção das fotonovelas com o contexto de sua produção. A amostragem se compôs de trinta e cinco histórias de fotonovelas da revista Sétimo Céu (editora Bloch), publicadas no período entre as décadas de 1960 a 1980, que foram lidas e destacadas nos trechos nos quais abordam mensagens com conteúdo informacional. A opção pela publicação Sétimo Céu se deve ao fato de ser reconhecida como a única revista a produzir regularmente fotonovelas no Brasil, utilizando atores e cenários locais e abordando temas regionais, porém outros títulos foram explorados para compreensão geral do fenômeno. Os resultados da pesquisa revelaram que, entremeado entre a narrativa ficcional e a diegese, informações diversas sobre a realidade circundante chegaram ao público leitor através de um sintagma geral composto de imagem fotográfica e texto, característico do formato fotonovelístico, e que, enquanto o conteúdo verbal se identifica com um sistema denotativo coberto pelas linguagens documentárias, as imagens necessitam de uma conversão que passa por expressões de caráter conotativo para a sua representação. Por fim, o presente trabalho permitiu observar que, com a popularização dos aparelhos de scanners na última década, houve um breve momento de revitalização no interesse sobre as fotonovelas, propiciado pela digitalização e disponibilização na web dos acervos de colecionadores, seguido de um “segundo desaparecimento” – o primeiro foi editorial - motivado pelo esgotamento do seu público e necessidade de manutenção constante dos arquivos compartilhados. |