Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Carvalho, Tiago de Quadros Maia |
Orientador(a): |
Lühning, Angela Elisabeth |
Banca de defesa: |
Ikeda, Alberto Tsuyoshi,
Sacramento, Jorge,
Queiroz, Luis Ricardo Silva,
Braga, Clarissa Bittencourt de Pinho e |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Música da UFBA
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Música da UFBA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24395
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Resumo: |
A cidade de Sobral é um contexto amplo, repleto de práticas musicais que são representativas de diferentes percepções e modos de articulação social. Da mesma forma se processam as práticas que advém das perspectivas de jovens na cidade. A compreensão dos modos de articulação musical desses indivíduos e seus grupamentos sociais é, portanto, importante para a ampliação da percepção de como práticas como essa modelam as concepções do que venha a ser sobralense. Este trabalho objetiva compreender como se articulam as práticas musicais juvenis no universo do Coletivo Ocuparte em Sobral-CE. Para tanto, empreendeu-se uma metodologia que abrangeu pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, sobretudo no ciberespaço, bem como utilização de questionários, entrevistas e observação nos contextos em que essas práticas acontecem. Como resultado, percebe-se que há nesse "universo" uma ampla diversidade, já que este agrega diferentes formas de práticas artísticas. Essa diversidade está expressa nas: 1) diferentes concepções de música e prática musical a partir dos contextos de cada banda; 2) trajetórias individuais daqueles que compõem essas práticas, denotando modos específicos de se ser jovem, associados às trajetórias históricas desses e a presença de música como elemento cotidiano e; 3) públicos, que, participando ativamente, definem os rumos das práticas musicais. Compreende-se, portanto, que o universo musical juvenil formado a partir da atuação do Coletivo Ocuparte em Sobral está ligado a concepções mais amplas da cidade, bem como com os modos de participação social/musical, nas práticas em questão, marcando, por sua vez, um contexto que opera a partir da diferença intracultural. |