Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Luis Fernando Lisboa |
Orientador(a): |
Cidreira, Renata Pitombo |
Banca de defesa: |
Matos, Edilene Dias,
Pires, Beatriz Ferreira |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25516
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Resumo: |
Este estudo analisa como se dão as articulações de sentidos entre a obra do estilista Ney Galvão (1952-1991) e elementos das culturas brasileiras e baianas, enfatizando embates entre dimensão criativa e lógicas de identificação reveladas na/pela roupa e moda. Reconhecendo o potencial de artisticidade no fazer moda – identificando vetores que resultam num modo único de formar –, bem como as dinâmicas identitárias próprias desse fenômeno cultural, o trabalho observa como, no processo criativo de Ney Galvão, podem ser reconhecidos traços específicos de uma comunidade. Problematizando ideias centralizadoras e unificadas sobre “moda brasileira” ou “moda baiana”, contextualiza-se, historicamente, o delineamento da cena de produção vestimentar assinada, em nível nacional, localizando o contexto de atuação de Ney Galvão na Bahia, contribuindo com os debates sobre memória de moda. |