Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Cerqueira, Filipe Santos Baqueiro |
Orientador(a): |
Câmara, Antônio da Silva |
Banca de defesa: |
Arantes, Rafael de Aguiar,
Costa, Anderson de Jesus,
Câmara, Antônio da Silva |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32528
|
Resumo: |
A presente dissertação de mestrado versa sobre a representação da vadiagem nas canções de Wilson Batista e Noel Rosa. A pesquisa tem como objetivo analisar como estes sambistas representam de forma particular o cotidiano no qual estão inseridos, a partir do conjunto de símbolos que envolvem a malandragem na década de 1930. Para tal, no capítulo um, realizamos uma revisão bibliográfica fundamentada em Hegel e Marx, perpassando os autores Walter Benjamin, György Lukács e Theodor Adorno, que no início do século XX, resgataram a teoria marxiana para refletir sobre a relação entre arte e sociedade, firmando as bases para uma estética marxista. No capítulo dois, buscamos reconstruir o percurso pelo qual o samba se constitui enquanto gênero musical, desde o batuque, passando pelo registro autoral do primeiro samba em 1916, alcançando a sua consolidação enquanto um gênero musical em 1930. Por fim, no capítulo três, realizamos a análise de parte das canções de Wilson Batista e Noel Rosa. Para a consecução da análise das canções dos sambistas, fizemos uma pesquisa exploratória sobre o conjunto das obras dos compositores buscando àquelas mais ilustrativas acerca da temática proposta; e fundamentado na estética sociológica, buscamos analisar o conteúdo das canções selecionadas, relacionando-as com a totalidade da obra dos artistas. |