Ara-ìtàn: a dança de uma rainha, de um carnaval e de uma mulher...

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Oliveira, Vânia Silva
Orientador(a): Moura, Gilsamara
Banca de defesa: Amoroso, Daniela Maria, Oliveira, Nadir Nóbrega
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Dança
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós Graduação em Dança
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19744
Resumo: Ara-ìtàn: a dança de uma rainha, de um carnaval de uma mulher... apresenta temas pertinentes aos aspectos da historiografia do negro no Brasil, especificamente em Salvador – Bahia, em suas dimensões socioculturais e, principalmente, acerca da mulher negra e a sua relação com a dança. A pesquisa está amparada por autores como: Oliveira (1992, 2008, 2013), Munanga (1993, 2006), Santos (2002) e Santos (2010), com o objetivo de apresentar questões que podem problematizar e ampliar discussões sobre o empoderamento da mulher negra e as possibilidades que se ampliam em instituições como os Blocos Afro de Salvador Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza. Revela em seu escopo o questionamento norteador: Como a Dança se apresenta como potência de empoderamento e transformação a partir de experiências de mulheres que se tornaram Rainhas de Blocos Afro da cidade de Salvador? Pretende-se, assim, permear as tramas desta dissertação, desenhando caminhos como os trançados de cabelo num penteado labiríntico. A partir de questões observadas nos contextos da pesquisa, apresento a hipótese de que a dança como pensamento do corpo seja a grande catalizadora e propulsora de transformações e empoderamento da mulher negra, sejam elas individuais ou coletivas, transformando efetivamente comportamentos, atitudes e tomadas de decisão.