Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Azevêdo Júnior, Euro Predes de |
Orientador(a): |
Jesus, Guilherme Maia de |
Banca de defesa: |
Mendes, Cleise Furtado,
Serafim, José Francisco |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Comunicação
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Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25184
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Resumo: |
Esta dissertação examina a hipótese de que os filmes constantes do corpus — Meteorango Kid - Herói Intergaláctico e Superoutro — partilham uma produção de encanto similar, a saber, uma poética que estabelece relações peculiares com a noção de herói clássico — em especial, de negação, de reapropriação e de ressignificação —, inclinando-se, ao mesmo tempo, para a construção de anti-heróis. O desenvolvimento analítico, então, busca compreender a natureza destes personagens principais em duas etapas: primeiramente, os protagonistas foram observados em seu lugar no texto fílmico; posteriormente, comparamos os achados da análise das obras entre si e também em relação a modelos já estabelecidos de heróis, na tentativa de encontrar similitudes e diferenças. Antes mesmo da consolidação de nossa hipótese fundamental, ambas as obras foram analisadas em sua imanência, interpretadas dentro de seus limites de texto; para tal, utilizamos a matriz metodológica da Poética do Cinema. A hipótese que introduz este resumo é resultado, a priori, da apreciação dos filmes, e foi ganhando forma por meio da leitura do referencial teórico acerca dos temas do herói e do Cinema Marginal. |