Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2002 |
Autor(a) principal: |
Dias, Clímaco César Siqueira
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Orientador(a): |
Silva, Maria Auxiliadora da |
Banca de defesa: |
Silva, Maria Auxiliadora da,
Serpa, Angelo S. Perret,
Serra, Ordep José Trindade |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO)
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Departamento: |
Instituto de Geociências
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39293
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Resumo: |
O carnaval moderno de Salvador sucede ao entrudo no final do século XIX, adotando, de início, modelos importados dos carnavais europeus. Entretanto, mesmo nessa fase, já conseguia imprimir a sua marca através das entidades que vinham à rua trazendo motivos africanos e que, mais tarde, seriam conhecidas como Afoxés. Ao longo do século XX, o carnaval foi incorporando as mais variadas manifestações culturais do lugar, embora isso sempre tivesse sido motivo de intensas disputas de classe e de etnias. Por isso, é possível afirmar que a festa, mesmo expressando as mais legítimas representações dos habitantes da cidade, sempre foi um palco de intensos conflitos que resultavam em exclusões e segregações, principalmente da população pobre e negra. A depender de fatores políticos, econômicos e de apropriação das técnicas, no carnaval sempre se alternaram momentos em que se davam com maior ou menor intensidade. Esta pesquisa tem como objeto de análise o período que abrange desde meados da década de 1980 até o momento atual, tendo essa escolha devido-se, basicamente, ao fato de que é nesse período que se aguçam vários conflitos decorrentes do crescimento exponencial da festa e da sua crescente transformação no espaço mercantil. |