Coletivos estudantis negros e formação em dança no ensino superior: rotas de encantamento emancipatório do corpo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Vaz, Anne Caroline Ferreira lattes
Orientador(a): Conrado, Amélia Vitória de Souza
Banca de defesa: Conrado, Amélia Vitória de Souza, Paixão, Maria de Lurdes Barros da, Jesus, Rodrigo Ednilson de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Departamento: Escola de Dança
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40478
Resumo: A presente dissertação se volta para a experiência discente dos Coletivos Estudantis Negros na universidade, visando apresentar as potencialidades educativas alocadas na atuação desses grupos frente a formação em dança no ensino superior. A hipótese da ausência da apresentação de referenciais epistemológicos afro-orientados no decorrer do percurso formativo é lócus do estudo, que motiva a investigação na busca de refletir criticamente o contexto que mobiliza a criação dos coletivos, bem como, identificar possíveis contribuições formativas para a graduação em dança promovidas pelas ações realizadas. À medida que se verifica o crescente aumento de estudantes negros no ensino superior e consequentemente da demanda e reinvindicação por uma maior integração de conhecimentos que destoam dos paradigmas eurocêntricos, a pesquisa se volta para práticas descolonizadas, no sentido de reafirmar a legitimidade de saberes afro-orientados no polo científico, ao investigar o espaço e as atividades desenvolvidas pelos Coletivos Estudantis Negros, buscando averiguar a existência de possíveis impactos e transformações na graduação em dança, devido a essa atuação educativa de cunho emancipatória. Baseada na autoetnografia como procedimento metodológico, a escrita de si surge como proposta de abordagem, tendo em vista a assunção, reconhecimento e inclusão da pesquisadora como parte do sujeito da pesquisa. Junto a isso, soma-se como referencial teórico-metodológico a encruzilhada, utilizada para orientação da estrutura de organização elencada para apresentação das ideias. Este estudo se direciona por uma perspectiva de dança cuja afro-orientação se estabelece como eixo suleador. Assim, a escolha dos referenciais visa ressaltar saberes fora das correntes hegemônicas, utilizando narrativas de autores cujos trabalhos abordam concepções de Epistemologias do Sul, evidenciando intelectuais negros, dando especial atenção às vozes femininas, podendo destacar: Luciane Ramos Silva, Inaicyra Falcão dos Santos, Nilma Lino Gomes, bell hooks, Sueli Carneiro, Amélia Conrado, Grada Kilomba e outros tais como Luiz Rufino, Rodrigo E. de Jesus e José J. Carvalho.