Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Leal, Luiz Antonio Batista |
Orientador(a): |
Silva, Maria Cecilia de Paula |
Banca de defesa: |
Rios, Terezinha Azerêdo,
Castro, Ângelo Tavares,
Zen, Giovana Cristina,
Macedo, Roberto Sidnei,
Silva, Maria Cecilia de Paula |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Educação
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Programa de Pós-Graduação: |
Educação
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29498
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a cultura lúdica presente no contexto escolar, buscando conhecer como os licenciandos em música lidam com essa cultura, a identificam e a mobilizam em suas atividades de estágio. Acompanhando o licenciando em situação de estágio docente supervisionado, pretendeu-se observar, mediante seu planejamento e desenvolvimento de aulas, se e como a cultura lúdica se fez presente na prática pedagógica dos licenciandos. Para atingir o objetivo desta pesquisa optou-se por um estudo de caso de inspiração etnográfica. Constituíram a população nove estagiários do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal da Bahia, cursando os dois últimos períodos do curso. Estes estagiários aderiram voluntariamente à pesquisa e três deles foram acompanhados pelo pesquisador na escola em que realizaram suas atividades de estágio. Foram aplicados questionários online, e realizadas entrevistas coletivas (grupo focal), com os sujeitos, além de observação das aulas nas escolas-campo do estágio. Os principais resultados apontam que a cultura lúdica é invisibilizada nas atividades de estágio, senão a cultura mais ampla, musical, de origem afro-brasileira. Também o repertório cultural dos alunos (crianças e estudantes de EJA) não esteve presente nos discursos dos estagiários, nem em seus planos de ensino e nem nas aulas observadas. Além disso, a ludicidade, assim como a relação música e jogo, era vista e trabalhada por eles como dimensão instrumentalizadora da prática, ressaltando-se seu caráter de utilidade ao processo de ensino e aprendizagem. |