Em um processo pedagógico de criação em dança: uma perspectiva sistêmica sobre copiar, aprender e criar.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Oliveira, Joseane Rodrigues lattes
Orientador(a): Britto, Fabiana Dultra
Banca de defesa: Britto, Fabiana Dultra, Setenta, Jussara Sobreira, Machado, Adriana Bittencourt
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Departamento: Escola de Dança
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38480
Resumo: Essa pesquisa refletiu sobre como os corpos aprendem a criar dança ao copiarem ou repetirem movimentos, ações, gestos e danças. A reflexão desenvolveu-se a partir de um processo pedagógico de criação em dança registrado no período letivo 2014.1, durante o tirocínio docente e disciplinas do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Bahia. A situação analisada foi discutida criticamente a partir dos estudos de Jorge Vieira a respeito da Teoria Geral dos Sistemas e de alguns pontos de vista da neurociência e da dança compatíveis com essa teoria, sendo possível verificar uma correspondência entre copiar, aprender e criar enquanto o corpo está em ação motora, ou seja, dançando. Nesse percurso, a pesquisa verificou através da cópia/repetição que aprender (que é criar em alguma medida) e criar (que também é aprender em alguma proporção) são ações muito propícias à permanência ou sobrevivência de sistemas como corpo, dança e educação. Em contraponto ao emaranhamento de copiar, aprender e criar, a pesquisa também observou noções de criação na dança nas quais copiar e criar ou aprender e criar apresentam um certo distanciamento ou oposição. Por fim, a pesquisa reforça a potência do pensamento sistêmico para estudar aprendizagem e criação na dança.