Da Guerra Santa ao Racismo Religioso: Desdobramentos teóricos do conflito religioso em Salvador

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santos, Lídia Ribeiro Bradymir dos lattes
Orientador(a): Tavares, Fátima lattes
Banca de defesa: Tavares, Fátima lattes, Sampaio, Dilaine Soares lattes, Lima, Marcelo Ayres Camurça lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) 
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34927
Resumo: O avanço das igrejas pentecostais e das chamadas “guerras santas” iniciadas nos anos de 1980, colocaram para os cientistas sociais uma demanda por pesquisas que abarcassem o fenômeno da “incorporação” e ataques às religiões afro-brasileiras em cultos evangélicos. As mudanças no campo religioso brasileiro, detectadas pelos Censos de 1991, 2000 e 2010, apontam para novas categorias religiosas e o fenômeno do crescimento do número de neopentecostais no Brasil, fator que se repete no estado da Bahia e em sua capital. Salvador é uma capital majoritariamente negra, com grande atuação das religiões no espaço público, e, além disso, os símbolos das religiões afro-brasileiras foram atribuídos enquanto marcadores daquilo que chamam de uma “identidade baiana”. Considerando esses aspectos, o objetivo deste trabalho é discutir, através de revisão bibliográfica, as categorias teóricas formuladas sobre conflito religioso em nível nacional na relação com trabalhos que tratam desses conflitos em Salvador. A partir da análise da bibliografia levantada, em âmbito nacional percebe-se uma mudança teórica, onde o conflito deixa de ser lido como uma “guerra santa” e passa a ser compreendido como uma “intolerância” e, mais recentemente, como “racismo religioso”. Os conflitos entre neopentecostais e afro-brasileiros em Salvador, na bibliografia selecionada, estão configurados na disputa pela hegemonia e pelo espaço público, envolvendo as festas de largo, monumentos e territórios religiosos. Nesta dissertação apresento o movimento teórico realizado em cada dimensão do conflito religioso na cidade.