Por um teatro de e para surdos: análise de linguagens teatrais das peças Diferente, nínguém mais vais ser bonzinho e Cidade de Deus - casos e conflitos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Natielly de Jesus lattes
Orientador(a): Costa, Juliana Morena Silva da
Banca de defesa: Costa, Juliana Morena Silva da, Muniz, Márcio Ricardo Coelho, Bento, Nanci Araújo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Departamento: Instituto de Letras
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37444
Resumo: A pesquisa propõe uma reflexão sobre o teatro de surdos e para surdos, através da análise dos espetáculos teatrais Diferente (2011), Ninguém mais vai ser bonzinho (2012) e Cidade de Deus – Casos e Conflitos (2017). Neste estudo, realizamos um mapeamento com alguns grupos e/ou espetáculos teatrais nacionais que envolvem atores surdos, além de apresentarmos artistas surdos em outras linguagens como mímica e pantomima, Slam e Stand-up. A análise das obras teatrais citadas envolve a discussão sobre os processos criativos, dramaturgias, público-alvo, modos de produção, Libras e Língua Portuguesa, elementos cênicos como iluminação, figurino, adereços, cenário, sonoplastia. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com as práticas teatrais desenvolvidas por artistas surdos e ouvintes, levando em consideração as características e relação entre teatro e acessibilidade.