Gesto transfigurado: a abstração do cotidiano urbano nos processos coreográficos do espetáculo Metrópole

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Mendes, Ana Flávia de Mello
Orientador(a): Loureiro, João de Jesus Paes
Banca de defesa: Loureiro, João de Jesus Paes, Martins, Suzana, Silva, Elizabeth Gomes da
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27041
Resumo: RESUMO Esta dissertação consiste em uma análise estética e reflexiva dos processos de criação e encenação do espetáculo coreográfico Metrópole, criado e dirigido pela autora, que aqui se apresenta, e interpretado pela Companhia Moderno de Dança. Dentre seus objetivos destacam-se: analisar o processo de abstração cênica do cotidiano urbano, incluindo o percurso do gesto, da sua forma prática e cotidiana à sua forma artística, compreendendo, através de teorias da estética, a função desse gesto em ambas as formas; identificar, a partir de um breve enfoque antropológico, a origem e a presença da gestualidade cotidiana abstraída no espetáculo, refletindo sua utilização na coreografia do mesmo; verificar as características da pós-modernidade coreográfica no espetáculo e fazer um registro do espetáculo analisado para posteriores utilizações. A pesquisa indicou que a presença do cotidiano se notifica no espetáculo, não unicamente a partir da observação de gestualidades cotidianas visivelmente presentes nas grandes cidades, mas também a partir da pesquisa e criação de movimentos representativos dos sentimentos que se estabelecem no jogo do convívio social metropolitano, além de ter sido confirmada, tanto na criação quanto na encenação do espetáculo, a presença e a continuidade do gesto cotidiano comum. Procurando compreender essa permanência, foi criado o conceito de impregnação cultural, isto é, a maneira como as características humanas de comportamento gestual cotidiano são apreendidas e verificadas no corpo. Além disso, foi detectada ainda a presença de diversos elementos caracterizadores da pós-modernidade na dança, os quais, de forma eminentemente reflexiva, encontram-se descritos ao longo do texto.