Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Vasconcelos, Claudia Pereira
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Orientador(a): |
Santana, Marilda
,
Furtado, Rodrigo Miguel Correia |
Banca de defesa: |
Meneses, Maria Paula
,
Silva, Marielson
,
Pinto, Marta
,
Machado, Everton
,
Moura, Milton |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura)
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Departamento: |
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35639
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Resumo: |
Esta tese discute de que forma os percursos de vida de Luiz Gonzaga do Nascimento (Gonzagão) e de seu filho Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (Gonzaguinha) influenciaram suas produções musicais e como as mesmas podem ser lidas como discursos insubmissos de brasilidade. O pai é oriundo do sertão de Pernambuco (região Nordeste), tendo se deslocado para o Rio de Janeiro, onde alcançou grande sucesso nos anos 1940/50; já o filho nasceu no Morro de São Carlos, área periférica do Rio de Janeiro (região Sudeste) e marcou presença no cenário nacional entre as décadas de 1970/80. Ambos vieram de lugares historicamente marginalizados no Brasil (sertão e favela), são homens negros pertencentes a uma classe social desprivilegiada e, ainda assim, alcançaram um lugar de prestígio no "panteão" da Música Popular Brasileira sem abrir mão de um dizer de si que os identificava como sujeitos “periféricos”. Esse fato indica que os músicos estudados, apesar de muito dissemelhantes, utilizaram diferentes estratégias gingadas e confrontaram as representações oficiais de uma identidade nacional. Para chegar a tais ideias, tomei como corpus de análise além dos percursos de vida, algumas músicas de cada artista que fazem alusão às três principais questões da tese: canções autobiográficas que tratam da trajetória/deslocamento; canções que enunciam ideias sobre o Brasil; e canções que remetem à relação afetiva entre pai e filho. Para nutrir as discussões, tomei como aportes teóricos conceitos e reflexões provenientes do pensamento pós-colonial e decolonial. |