A Territorialidade Sertaneja no Cancioneiro de Luiz Gonzaga

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Fernandes, Glauco Vieira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=23023
Resumo: O conhecimento geografico no cancioneiro de Luiz Gonzaga da subsidios para a assercao de que a cultura sertaneja, tambem nordestina, esta amplamente particularizada em sua obra. As atividades do cotidiano do sertao, o ludico, o modo de habitar, entre outras, compoem a paisagem do espaco sertanejo, portanto bem representada e recriada na musica de Gonzaga. Um estudo da cultura sertaneja sobre a estrutura espacial suscita uma analise de como esta cultura institui o individuo, a sociedade e o territorio. Neste trabalho iniciamos uma discussao sobre a territorialidade cultural sertaneja presente na poetica e musica do compositor, a partir dos componentes culturais nela dispostos. Sob a abordagem da geografia cultural discutimos nosso direcionamento teorico-metodologico buscando essa territorialidade dos sertanejos - onde se dispersam como grupo social, e onde se engendra sua identidade coletiva. Para tanto, partimos do pressuposto de que nao existe territorio sem uma forma de identificacao e sentido simbolico do espaco de seus habitantes, no caso os sertanejos, interpretando a identidade territorial como decorrente da localidade, da vivencia da cultura e como algo construtivo.