Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
Mont'Alverne, Adelino |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3776
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Resumo: |
O surgimento de um novo ambiente de comunicação, marcado pela disseminação dos dispositivos digitais móveis, das redes sem fio e dos sistemas baseados em localização tem criado diversas formas de ocupação do espaço urbano a partir da tecnologia. São experiências com objetivos artísticos, políticos, mercadológicos ou experimentais, que mostram como as tecnologias móveis podem fortalecer a relação entre indivíduos e seus contextos locais, contrariando a idéia de esvaziamento e perda de sentido das ruas causado pelas novas mídias. Esta pesquisa busca conhecer formas de apropriação lúdica do espaço urbano apoiadas por tecnologias móveis de comunicação e localização. Para isso, identificamos uma categoria de jogos definida como “jogo móvel locativo” e utilizamos cinco experiências realizadas no Brasil para elaborar um estudo de caso sobre suas características, tecnologias utilizadas, processos de comunicação estabelecidos entre os jogadores e formas de integração entre ambientes físicos e eletrônicos. Um quadro comparativo foi estruturado para resumir seus principais elementos. Uma certa categoria de jogos (jogos baseados em localização) se mostrou predominante, assim como o telefone celular entre os dispositivos mais utilizados. Ao final são apontadas observações mais amplas sobre os jogos móveis locativos. |