Memória e resistência: uma proposta didatico-metodológica para o ensino do balé clássico no cursodew educação profissional técnico nível médio da Escola de Dança da FUNCEB

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Sampaio, Ana Karla Maia Borges lattes
Orientador(a): Brandão, Ana Elisabeth Simões
Banca de defesa: Brandão, Ana Elisabeth Simões, Aquino, Rita Ferreira de, Santos, Eleonora Campos da Motta
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Departamento: Escola de Dança
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36299
Resumo: O trabalho apresenta a reflexão e discussão de uma proposta didático-metodológica para o ensino do balé clássico no Curso de Educação Profissional Técnico Nível Médio de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, tendo como premissas as abordagens somáticas e a valorização do estudante/sujeito, levando em consideração as experiências trazidas em seu corpo e considerando trajetórias e histórias de vidas diversas e potentes para reafirmar os estudantes enquanto sujeitos da ação no Curso. A proposta visa com isso ampliar e potencializar as perspectivas encontradas na formação profissional e na prática interdisciplinar, trabalhando informações e experiências de outras técnicas e estéticas, com vista à preparação de um sujeito profissional com atitude crítica e política para atuar no mercado de trabalho com participação na sociedade. Enquanto resultado de pesquisas, buscou-se a validação e contribuição de uma metodologia multidisciplinar/interdisciplinar e em interface com outros componentes da matriz curricular do Projeto Pedagógico do Curso. Foram utilizadas pesquisas etnográficas, documentais, bibliográficas, assim embasamentos de teóricos na fundamentação do trabalho, contribuindo para a formação de um estudante-corpo-sujeito autônomo, crítico e atuante no mercado de trabalho da área da dança.