Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Jesus, André Luiz Almeida Ramos
Orientador(a): Peñaranda, Mario Enrique Ulloa
Banca de defesa: Peñaranda, Mario Enrique Ulloa, Gondim, Maria Tereza Pita, Mattos, Robson Barreto
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Música da Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: PPGPROM - Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22832
Resumo: Neste trabalho apresento os procedimentos e recursos por mim utilizados nas transcrições para violão solo de cinco peças para piano do compositor Ernesto Nazareth. Mudança de afinação (scordatura), contornos melódicos, alteração rítmica e uso de digitação e dedilhados são alguns dos recursos utilizados em três gêneros musicais: valsa, polca e tango brasileiro. As peças são: ‘Eponina’ (Valsa), ‘Guerreiro’ (Tango brasileiro), ‘Coração que Sente’ (Valsa), ‘Pipoca’ (Polca) e ‘Furinga’ (Tango brasileiro). O leitor encontrará exemplos musicais comparativos do piano e do violão mostrando os procedimentos acima citados. Na edição das transcrições adicionei sugestões de andamentos e uso de ligaduras técnicas, dentre outras. Há também dois artigos direcionados para o mesmo tema e relatórios referentes às disciplinas de práticas supervisionadas realizadas durante o mestrado.