A joia: História, simbolismo e emoções.
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
ESCOLA DE BELAS ARTES |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
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Departamento: |
Escola de Belas Artes
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35249 |
Resumo: | A joia é um objeto portador de símbolos e significados ocultos. A partir dela podemos expressar e comunicar personalidade, identidade, desejos, pertencimento, religião, sentimento de proteção e memória tanto do criador quanto da pessoa que o assume para contemplação, desde os tempos ancestrais. Por meio do estilo da joia é possível identificar épocas, como ocorre com a arquitetura e os movimentos histórico-artísticos, uma vez que o estilo é entendido como uma série de valores estéticos que caracterizam uma maneira específica de elementos decorativos de uma determinada época, cultura ou individualmente na sociedade. O simbolismo da joia é importante para distinguir e identificar o ser humano possibilitando que façamos associações com experiências vividas anteriormente relacionados a emoções como autoimagem e imagem, memórias afetivas, especificidades particulares e culturais, significados que atribuímos a algo, entre outros. Diante deste cenário questiona-se como contribuir para o conjunto de estudos historiográficos sobre a joia, particularmente no que se refere aos aspectos simbólicos e emocionais? A presente pesquisa tem-se como objetivo geral contribuir para o conjunto de estudos historiográficos sobre a joia, particularmente no que se refere aos aspectos simbólicos e emocionais. Para a realização deste estudo foi utilizado uma revisão bibliográfica de objetivo exploratório para levantamento de dados da história da joalheria, design emocional, moda, estilo, a fim de ter maior familiaridade e conhecimento do problema, obtendo suporte para o estudo. O trabalho tem como contribuição relacionar a joia as emoções, a partir do design emocional e percursos históricos da joalheria. |