Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Vilela, Pedro |
Orientador(a): |
Vilhena, Deolinda Catarina França de |
Banca de defesa: |
Siqueira, Elton Bruno Soares de,
Alves, Hebe |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro e Escola de Dança
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28904
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Resumo: |
Trata este estudo de uma análise sobre o modo de gestão e produção do TREMA! Festival de Teatro, sediado no Recife, capital pernambucana. A pesquisa se propõe a investigar como este Festival vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, enfrentando diferentes questões que interferem diretamente na continuidade de suas ações. Para isto, traço inicialmente um percurso que visa contextualizar a importância dos festivais de teatro em diferentes sociedades, assim como remonto as bases históricas que acabaram por definir marcos da noção curatorial do evento. No segundo momento, apresento o modelo de tipologia e gestão de festivais propostos pelo autor espanhol Lluís Bonet – territorialidade, institucionalidade, pressuposto econômico e linha artística – aplicando-os não só ao objeto central do estudo, o TREMA! Festival, como em diferentes contextos, possibilitando, assim, a ampliação do olhar para o problema-chave. Por fim, recorro ao acervo do TREMA! Festival, revirando também o baú de minhas memórias, com o intuito de remontar esta trajetória de sobrevivência ao longo de seis edições. Este estudo de caso nos demonstra a capacidade que os festivais cênicos brasileiros têm em encontrar mecanismos que subvertem toda a lógica contrária à sua existência, sendo importantes agentes de resistência no campo cultural do país. |