O breaking quebrando barreiras: a participação das bgirls na dança de rua em Salvador - Bahia - Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Santos, Simone Gonçalves
Orientador(a): Setenta, Jussara Sobreira
Banca de defesa: Souza, Ana Lúcia Silva, Amoroso, Daniela Maria
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Dança
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós - Graduação em Dança
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32491
Resumo: O trabalho analisa questões de gênero implicadas na participação das Bgirls na Dança de Rua em Salvador-BA, a partir da perspectiva artística e ativista, destacando os desafios e as condições em que se encontram as dançarinas de Breaking no cenário de Dança de Rua vinculadas ao HipHop, apontando minuciosamente sobre as experiências vividas das mulheres negras na dança de rua como mais um lugar à romper as barreiras das relações sociais desiguais de poder, fruto de uma construção social desde a prática ao discurso de gênero com uso do corpo. Para tanto foi levado em consideração aprendizados pessoais, reflexões e estratégias que possibilitaram entender a participação das Bgirls no cenário do Breaking em Salvador de Bahia e a apropriação dos discursos “Gênero”, “Dança de Rua”, “Cultura”, “Discriminação racial” no engajamento das Bgirls como sujeitos dessa pesquisa. A questão norteadora deste trabalho foi: determinar se a relativa pequena participação das Bgirls na Dança de Rua, especificamente no Breaking em Salvador, teria implicação nas questões de gênero e, em caso afirmativo, como elas superam os desafios na assunção da identidade Bgirls. A pesquisa de campo e a atuação e observação participativa buscaram levantar aspectos e condições pela qual as mulheres passam a integrar e pertencer a esses grupos de Breaking Dance; saber como reagem, posicionam-se e resolvem os conflitos provenientes de questões pertencentes a gêneros, intercaladas aos marcadores sociais. O estudo assume uma metodologia qualitativa, aplicando alguns procedimentos derivados da etnografia, com utilização de entrevistas com respostas semiestruturadas, realizadas com participantes de eventos de Dança de Rua em Salvador, Região Metropolitana de Lauro de Freitas, redes sociais (Facebook e WhatsApp), pesquisas em sites, bem como da atuação participante oriunda da convivência junto ao grupo estudado. O aporte teórico adotado é de natureza interdisciplinar e aborda os estudos de dança, dança de rua, gênero, discriminação racial e cultural entrelaçando e aportando distinto lugares de saberes não somente da dança, mas da educação e da transformação social.