Ruído motriz: disparador da potência criativa na arte sonora

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: May, Andrea
Orientador(a): Pimentel, Ludmila
Banca de defesa: Novais, Nanci, Figueiró, Cristiano
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Belas Artes - UFBA
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34319
Resumo: Esta dissertação narra pesquisas, reflexões e experimentações individuais e coletivas acerca do ruído como o ponto de partida dos processos criativos das obras que compõem a série RUÍDOS NO PERCURSO. Nesta trajetória, o ruído surge no campo da Arte Sonora imerso em referências sensoriais e até relacionais, enquanto é intencionalmente ressignificado em suas características dialéticas e metafóricas. Contando com o suporte teórico de filósofos como Arthur Danto, defensor da metáfora como espaço para revelação de verdades por meio das obras de arte, e Jacques Derrida, na tese de que as palavras não exprimem tudo, a artista-pesquisadora investe no estudo de conceitos expandidos da palavra “ruído” e na sua complexa intangibilidade para sentir e interpretar este paradigma nas artes.