Quilombo de Tambores: Neguinho do Samba e a criação do Samba Reggae como uma tradição negro-baiana
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Professor Milton Santos |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30681 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo redimensionar a percepção sobre a criatividade de Neguinho do Samba na elaboração do samba-reggae. Defende que o samba-reggae possibilita a criação de uma tradição negro-baiana inspirada na principal estratégia de libertação da população negra escravizada, o Quilombo de Palmares. A partir de sua capacidade de reconectar indivíduos, a rítmica do samba-reggae se revela como uma ferramenta eficiente no deslocamento do poder. Ele é capaz de elaborar novos discursos sobre a pele dos seus agentes, interferindo sobremaneira na estética, na gestualidade e na produção literária de um importante movimento musical instalado na cidade de Salvador. Enquanto expressão negro-diaspórica, o samba-reggae funciona ainda como uma performance influenciada por uma contingencia musico cultural da cidade que a partir da inventividade de Neguinho do Samba vai se elaborar como uma estrutura musico sinfônica elaborando dessa maneira sua erudição. Face à potência de sua organização o samba-reggae vai se desdobrar, influenciando novas expressões musicais e afirmativas a exemplo da Axé Music e da Didá Banda Feminina. A pesquisa desenvolve uma discussão com embasamento teórico pautado na multidisciplinaridade. Logo, conceitos como identidade, territorialidade, performance e intelectual orgânico, foram essenciais para o desenvolvimento da pesquisa e para as análises conclusivas. Os teóricos Stuart Hall, Paul Gilroy, Frantz Fanon, Lêda Martins, Hommi Bhabha, Milton Moura, dentre outros, subsidiaram a discussão. |