O Segmento Musical Independente em Salvador e a Cultura Digital: Um Panorama Sobre os Meios de Produção na Primeira Década da Música Online

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Cruz, Ivana Vivas da
Orientador(a): Bandeira, Messias Guimarães
Banca de defesa: Lima, Tatiana Rodrigues, Brasil, José Umbelino
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Humanidades Artes e Ciências
Programa de Pós-Graduação: Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25765
Resumo: Esta dissertação apresenta um panorama do mercado da música independente na cidade de Salvador, na Bahia, e discute a repercussão das novas tecnologias e das mídias digitais para a produção e distribuição de fonogramas em sua cena musical. A pesquisa traz uma breve abordagem sobre os diversos equipamentos e formatos que transitaram pelo mercado ao longo do século XX até os anos 2000, e indica quais foram as principais mudanças promovidas na cadeia produtiva do mercado fonográfico. Observamos a relação intrínseca entre música e tecnologia e ainda de que forma a indústria do disco, representada pelas grandes gravadoras multinacionais, se apropriou e se adaptou às constantes modificações tecnológicas. Para compreender a cena musical de Salvador, enfocamos as principais discussões sobre música independente, mercado fonográfico e tecnologias digitais e traçamos um paralelo com o mercado fonográfico mainstream e indie no Brasil. A investigação realizada apresenta um estudo de caso com três artistas locais, que expuseram suas experiências e perspectivas artísticas sobre o uso das novas tecnologias digitais.