Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Nunes, Cássia Maria Alves |
Orientador(a): |
Matos, Edilene Dias |
Banca de defesa: |
Costa, Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da,
Cidreira, Renata Pitombo |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura & Sociedade
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24868
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Resumo: |
Partindo de considerações sobre a capacidade da fotografia documental de portar e difundir informação e memória, e, ao mesmo tempo, de expressar conteúdos de natureza estética, esta pesquisa objetiva refletir sobre a fricção documento/arte no âmbito da fotografia contemporânea, buscando aferir as evidências dessas tensões no livro Ciganos (2011), do fotógrafo e antropólogo Rogério Ferrari. Por meio de um conjunto de 87 fotografias em preto e branco, a obra revela o cotidiano de grupos ciganos mapeados em 40 municípios da Bahia, através de uma perspectiva de contraponto ao estereótipo que marca a história desse povo. O volume em recorte integra o Projeto Existências-Resistências, que, levantando importantes questões sociopolíticas, vem possibilitando ao autor baiano documentar povos e movimentos sociais em luta por autoafirmação, em um profícuo diálogo com a antropologia. A leitura desta narrativa visual que modula densidade temática e leveza estética, propõe caminhos para a compreensão da fotografia de Ferrari como proposta de ação, compartilhada com o espectador através de sua obra. |