O ofício do autor-roteirista de telenovelas da TV Globo no cenário midiático contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Briglia, Tcharly Magalhães lattes
Orientador(a): Souza, Maria Carmen Jacob de lattes
Banca de defesa: Souza, Maria Carmen Jacob de lattes, Svartman, Rosane lattes, El Fahl, Alana de Oliveira Freitas lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
Departamento: Faculdade de Comunicação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36527
Resumo: Esta dissertação propõe um estudo acerca dos roteiristas de telenovelas da TV Globo, no contexto contemporâneo da ambiência digital. Parte-se da premissa que as mudanças causadas pela convergência midiática influenciaram na forma como os autores desse tipo de ficção seriada televisiva conduzem o seu ofício. O objetivo principal foi compreender tais efeitos na produção de telenovelas da emissora, com destaque para a obra das autoras-roteiristas Gloria Perez e Rosane Svartman. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa tem caráter exploratório (bibliográfica) associada à aplicação de entrevista semiestruturada, seguida da análise de conteúdo de âmbito qualitativo. No que tange à fundamentação teórica, parte-se dos estudos de Bourdieu (1989; 1996; 2002) acerca das noções de campo, habitus, trajetória e posição dos agentes no espaço social. O conceito de campo da telenovela, a partir das pesquisas de Ramos e Ortiz (1989), atualizadas por Souza (2004a) e Rios (2019), é o aspecto norteador do trabalho, que traça um panorama histórico desde a fase de formação do campo, nas décadas iniciais de sua produção, até o final dos anos 2010, na fase de refinamento e transmidiação. Desse modo, a pesquisa se debruça nos fenômenos midiáticos que caracterizam a convergência, no período em que a televisão se encontra, conforme define Santos (2018), com base na periodização de Rogers, Epstein e Reeves (2002), na era da TV IV. São pontos característicos dessa época: a migração do público televisivo para as plataformas de streaming, as novas formas de compreensão da categoria “espectador” e a criação de extensões ficcionais que proporcionam outras experiências de relação das plateias com os conteúdos. Em seguida, a categoria autor de telenovela é esquadrinhada, no intuito de esclarecer os aspectos essenciais que fundamentam o trabalho do roteirista desse tipo específico de ficção seriada. Para isso, articulam-se possibilidades de agrupamento dos profissionais em gerações, que evidenciam as diferentes fases desse gênero, no Brasil, considerando-se também o contexto concorrencial entre as diferentes empresas produtoras. A ênfase recai sobre os últimos dois decênios, haja vista que as alterações mais substanciais no cenário midiático em foco comprovam-se nas obras teledramatúrgicas exibidas entre os anos de 2000 e 2020. Por fim, a trajetória e as obras das autoras Gloria Perez e Rosane Svartman mostram-se como exemplificadoras das transformações observadas, que giram em torno das temáticas, da construção dos personagens e dos enredos, das experimentações transmidiáticas e das formas de interação com o público, nas redes sociais digitais. Espera-se, assim, explicar o funcionamento dos principais aspectos ligados à escrita de telenovelas e a gestão da autoria na TV Globo, bem como compreender as especificidades do ofício do roteirista, com base em sua atuação na estrutura hierárquica que compõe o processo criativo e compartilhado de produção dessas histórias, em um contexto industrial. Ao se propor a traçar a cartografia de uma época, este trabalho apresenta como resultado uma análise fundamentada do ofício do autor de telenovelas na contemporaneidade.