James Baldwin e o Racismo nos Estados Unidos: Uma análise do filme Eu não sou seu negro (2017)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Araújo, Guilherme Santos de lattes
Orientador(a): Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de lattes
Banca de defesa: Santana França, Alex lattes, Marques, Diego Ferreira lattes, Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) 
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35756
Resumo: O presente trabalho de pesquisa se propõe a analisar a obra fílmica Eu não sou seu negro (2017), dirigida por Raoul Peck, investigando os recursos de que ela se utiliza para elaborar seu discurso sobre o racismo nos Estados Unidos. De modo que, no início da dissertação é apresentado um pouco de quem é o cineasta Raoul Peck, sua filmografia, apresenta-se também o escritor James Baldwin, que é o personagem principal do filme, pois, a obra se utiliza da sua escrita e da sua visão. No decorrer do trabalho é feita uma discussão sobre o cinema enquanto arte e o quanto ele foi/é influenciado pelos processos políticos, destacadamente aqueles que se estruturam a partir do colonialismo e da escravidão racial, dirigindo o foco para o cinema negro estadunidense. Busca-se debater o que é o filme documentário, além de adentrar na análise mais específica do filme Eu não sou o seu negro (2017), comentando cenas através da análise de planos, montagem, música, etc., com o objetivo de evidenciar as críticas que o filme faz às representações estereotipadas que a população negra sofre no cinema mainstream e fora dele. Para embasar o trabalho, é feito um panorama do contexto racial estadunidense, dialogando com as referências históricas trazidas na própria obra fílmica. O trabalho se utiliza de autores e autoras das Ciências Humanas para fundamentar as discussões, mas também se utiliza de outras obras fílmicas que são importantes fontes de conhecimento.