Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Rêgo, Isa Sara Pereira |
Orientador(a): |
Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez |
Banca de defesa: |
Wanner, Maria Celeste de Almeida,
Castro, Fátima Campos Daltro de |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Dança
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós Graduação em Dança
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15851
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Resumo: |
A Dança nessa dissertação é considerada como uma linguagem herdeira do processo simbiótico ancestral entre o corpo humano e a técnica (LEMOS, 2008). Sendo o objetivo desse trabalho atualizar/virtualizar a dança, bem como revelar os diferentes processos de virtualização que ocorrem no corpo (LÉVY, 1996). Este trabalho propõe o conceito de corpociborgue, em atualização ao conceito de cyborg de Donna Haraway (1985), evidenciando que o cyborg é uma categoria/fenômeno que ocorre no corpo; assim escolhemos alguns artistas que exploram, ou exploraram precursoramente, variações pioneiras do corpociborgue na Arte e na Dança. Estabelecemos ainda aproximações e conexões com teóricos contemporâneos que dialogam com o conceito de cyborg de Haraway (1985), e embasam teoricamente o tema proposto por essa pesquisa, tais como: Pierre Lévy (1996), Lucia Santaella (2004, 2007), André Lemos (2004, 2008), Ludmila Pimentel (2008) e José Gil (1999). Em uma última etapa de nossas investigações percebemos a necessidade de apresentar inovadoramente cinco categorias de corposciborgues na dança, são elas: corposciborgues na videodança, corposciborgues criados com softwares de animação, corposciborgues criados com softwares interativos, corposciborgues na dança telemática e corposciborgues fluídos das mídias móveis. |