Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Azevedo, Renata Berenstein |
Orientador(a): |
Silva, Hebe Alves |
Banca de defesa: |
Torrenté, Mônica de Oliveira Nunes,
Marfuz, Luiz César Alves |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33823
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Resumo: |
Esta dissertação examina a experiência desenvolvida pelo grupo de teatro “Os Insênicos” de Salvador, BA, e se situa na interface arte e saúde mental. Composto por atores e atrizes com histórico de internações e atendimento psiquiátrico, o grupo reúne um repertório formado por quatro espetáculos e inúmeras esquetes e intervenções teatrais, no período de 2010 à 2018. Por meio do método cartográfico, constrói-se aqui uma narrativa polifônica, processual, que busca compartilhar o caos-germe da criação, as rupturas, mas também as produções e linhas de forças que atravessam a experiência estética deste coletivo. O edifício teatral serve de metáfora nessa trajetória como área de revelação dos atravessamentos a partir de seis espaços diferentes: entrada, o foyer, uma apresentação da paisagem onde surge o grupo e uma introdução à dimensão sociocultural da Luta Antimanicomial; a sala de ensaio, trazendo aspectos da construção metodológica na formação desses atores singulares; os bastidores, com enunciados e movimentos dos desejos e afetos que aproximam, mas também repulsam; e a cena, o recorte do visível que reúne a dimensão estética e política da experiência, refletindo sobre quatro espetáculos do grupo. Esta pesquisa considera o teatro enquanto território político e de criação estética, que produz relações, enunciados, subjetividades e novas formas de existência, articulando arte e saúde mental e enfatizando implicações dessa relação no processo de transformação social de pessoas com sofrimento psíquico. Diferentes saberes compõem a investigação que articula pensamentos do campo da filosofia, psicologia cultural, artes cênicas e saúde mental. Trata-se de um processo colaborativo, no qual atores e atrizes são construtores de conhecimento e protagonistas da experiência. |