Memória Autobiográfica, Conhecimento prévio e Atividades de Criação em Turma de Teclado em Grupo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Vasconcelos, Mônica
Orientador(a): Fonseca, Diana Santiago da
Banca de defesa: Machado, Simone Gorete, Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25412
Resumo: As experiências docentes com a metodologia de Piano em Grupo em espaços não formais e formais, geraram reflexão acerca da valorização das memórias musicais e do conhecimento prévio que os discentes trazem para a sala de aula e como eles constroem o percurso formativo de aprendizagem em atividades de criação. Esta questão foi ponto de partida para a elaboração da pesquisa a ser aplicada em Curso de Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), localizada na cidade de Feira de Santana, Bahia. Os objetivos da pesquisa foram: 1) Realizar o questionário para esclarecer informações pessoais dos discentes, sua formação musical e o processo de aprendizagem nas aulas de teclado; 2) Estimular a criação de peças a partir das experiências prévias dos discentes, e de um protótipo, modelo para a elaboração da criação musical; 3) Estimular os sujeitos a descrever os processos de criação e 4) Analisar os processos de criação das composições discentes à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. O campo empírico da pesquisa foi a sala de aula, e os investigandos pertenceram a três turmas de Teclado, tendo como participantes, ao total, doze discentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, e sendo utilizados os seguintes procedimentos metodológicos de investigação: 1) Observação das histórias de vida dos discentes; 2) Elaboração de uma proposta didática que envolveu a criação de uma composição musical a partir de um protótipo orientado pelos docentes de dois componentes curriculares: Harmonia e Teclado; 3) Aplicação de um questionário que envolveu questões relacionadas a informações pessoais, formação musical e processo de aprendizagem; 4) Descrição dos processos de criação das composições e 5) Análise das composições discentes. Os resultados obtidos na aplicação dessas atividades apontam serem estratégias relevantes: a valorização das experiências prévias dos discentes no processo de aprendizagem, experiências desafiadoras e prazerosas no trabalho criativo e de autoaprendizagem, a motivação na busca pela superação dos problemas e a valorização do processo da atividade, e não só, do produto final.