Migração, música e lugar: Identidade territorial representada pela cultura musical do migrante interestadual
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6612 |
Resumo: | Estudar migração interna ou migração interestadual em Manaus é descrever a realidade vivida por muitas pessoas. A cidade de Manaus apresenta-se como um lugar repleto de fatores para a existência da migração interestadual sendo o Polo Industrial de Manaus o fator de atração principal para a existência da migração com isso, cria-se a perspectiva de cidade cheia de oportunidades de trabalho para as pessoas, com esta imagem de cidade ideal para se viver o sujeito se desloca de seu lugar natal transformando-se em um migrante interestadual em Manaus. No entanto, com a chegada deste novo morador será que somente os aspectos demográficos e econômicos terão impactos? E os aspectos culturais deste movimento social da migração não sofrerão modificações? O referido estudo partiu do princípio que ao migrar o sujeito traz consigo sua cultura, que serão reproduzidas no seu novo lugar de moradia, demonstrando sua identidade através da manifestação musical, isso quando o migrante se identifica como um indivíduo que veio de outro lugar, (re) significando o seu atual lugar de moradia. Ao ouvir a música que fala do seu lugar natal, o migrante expressa-se como uma pessoa que ainda está ligado com a cultura musical do seu Estado, pois as canções revelam lugares, belezas naturais, manifestações folclóricas, retratam o lugar vivido do sujeito. Valorizando as experiências e narrativas de vida, desenvolvemos a pesquisa qualitativa a partir do princípio fenomenológico dentro da perspectiva da Geografia Humanista Cultural. Para isso, buscamos identificar a territorialidade do migrante interestadual, num primeiro momento, expressa através de dois Festivais Culturais em Manaus: Festival Paraense e Festival Nordestino, dialogando com dois colaboradores, e num segundo momento desenvolvendo entrevistas semi estruturadas com dez comerciantes migrantes que expressam sua identidade territorial, a partir do nome de seus Estabelecimentos Comerciais localizados no bairro Tancredo Neves, Zona Leste de Manaus/AM. Desta forma, podemos perceber a presença do migrante através da identidade que ele desenvolve em um novo lugar, chamado Manaus. |