Uma taxonomia de preditores de esforço para projetos de aplicativos móveis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Souza, Ervili Tarsila Brito de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9764406211798486
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6928
Resumo: Os aplicativos móveis têm características diferentes dos demais sistemas de informação, características como consciência de localização, tipos de conectividade, dentre outras. Essas características influenciam na estimativa de esforço, especialmente em alguns aspectos como preditores de esforço que são fatores associados com o esforço no sentido de que eles têm um efeito sobre o montante total do esforço necessário para desenvolver um projeto. Existem diferentes preditores, porém não há uma classificação destes que facilite o compartilhamento de conhecimento entre profissionais e pesquisadores, apoie o processo de tomada de decisão, auxilie a seleção de preditores de esforço para estimar projetos de aplicativos móveis e ajude a construir uma base para gestão de conhecimento de lições aprendidas na estimativa de projeto. No contexto da estimativa de esforço de aplicativos móveis, o principal objetivo desta pesquisa é organizar e classificar o corpo de conhecimento existente sobre os preditores de esforço de aplicativos móveis, elaborando e usando uma taxonomia que visa apoiar tanto a pesquisa quanto a prática da estimativa de esforço. Para elaborar a taxonomia, foi usado um método de projeto de taxonomia proposto recentemente e foram executados estudos experimentais com objetivo de caracterizar esses preditores de esforço. O primeiro estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa com 8 profissionais envolvidos na estimativa de esforço de 5 diferentes empresas, resultando em 54 fatores. O segundo estudo consistiu em um mapeamento sistemático da literatura que identificou 66 fatores e 11 modelos de estimativa para projetos de aplicativos móveis. Por meio dos resultados obtidos dos estudos, foi proposta uma taxonomia de preditores de esforço (métricas de tamanho e fatores de custo) que possui uma hierarquia de três níveis e classificados em 12 categorias, além disso, foi usado uma base de conhecimento sobre preditores de esforço de 108 preditores organizados nas 12 categorias da taxonomia. A taxonomia proposta pode ser benéfica das seguintes maneiras: i) auxiliar a seleção de fatores preditores de esforço para estimar projetos de aplicativos móveis; ii) ajudar a identificar literatura de interesse; iii) auxiliar a construção de uma base para gestão do conhecimento de lições aprendidas na estimativa de projeto.