Separação automática de instrumentos de percussão brasileira a partir de mistura pré-gravada
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5490 |
Resumo: | Apresenta-se, nesta dissertação, uma investigação sobre separação cega de fontes. O tema, atualmente bastante pesquisado, encontra aplicação em diversas áreas, sendo aqui explorado no contexto musical de instrumentos de percussão presentes na cultura brasileira. São descritas as técnicas de separação utilizadas: a fatora ção de matrizes não-negativas (NMF, non-negative matrix factorization ) e uma de suas extensões (NFMD non-negative matrix factor deconvolution ), e a ltragem do espectrograma por mediana que possuem naturezas distintas mas são reunidas neste trabalho para separar misturas percussivas. O termo mistura identi ca uma faixa de áudio onde dois ou mais instrumentos tocam juntos. As duas contribuições principais desta dissertação são: a investigação das técnicas de separação de fontes aplicadas às sub-bandas do sinal e a geração de uma base de dados de instrumentos de percussão brasileira. São propostos, ainda, sistemas de separação envolvendo sub-bandas, NMF e ltragem por mediana em diversos arranjos, com o propósito de aprimorar a separação das misturas. Além disso, o efeito da qualidade da mistura sobre o sistema de separação é avaliado. Misturas com alto grau de reverberação são geradas através de software pro ssional de simulação para colocar o sistema à prova. |