Processos socioartísticos em Moacir Andrade: estilo e artes plásticas na Amazônia
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6414 |
Resumo: | Moacir Andrade, a partir da análise de seus desenhos e pinturas. No entanto, toma-se a produção literária de Moacir Andrade como suporte para as análises. Parte-se do ponto de vista semiosférico, tomando o conceito de semiosfera de Iuri Lotman (1996), para o estudo do estilo e seus processos socioartísticos, baseado numa categoria tridimensional do estilo, a saber: a dimensão formal, a dimensão história e a dimensão sociocultural, entendendo como constituintes de um espaço de relações na obra de obra. Assim, toma-se a figura do artista como "artesão intelectual", significando as qualidades múltiplas de Moacir Andrade, sendo o conceito de estilo, o fio condutor da pesquisa. O universo da pesquisa se situou sobre a obra artístico-visual de Moacir Andrade, assim, delimita-se como corpus a produção visual a partir da década de 1930. A coleta dos dados se baseou em fontes bibliográficas e documentais, além de acervos de instituições públicas e privadas. Estruturou-se esta tese em três capítulos. No primeiro capítulo é apresentado a trajetória pessoal, acadêmica, profissional e artística de Moacir Andrade, a sua atuação nesse campo na cidade de Manaus, bem como a sua trajetória nacional e internacional no campo da arte com o intuito de qualificar o objeto de estudo. No segundo capítulo, aborda-se a problemática do conceito de estilo existente nos estudos de obras de arte, para isso, parte-se de um levantamento das mudanças históricas ocorridas com a palavra “estilo” e seu emprego no campo da arte, chegando a uma proposta teórica. Por fim, no terceiro capítulo, tratamos dos processos socioartísticos na arte de Moacir Andrade, analisa-se a obra do artista, os seus desenhos e pinturas, a partir do ponto de vista formal. Propõe-se uma discussão sobre os processos socioartísticos na obra do artista, buscando entender a representação da Amazônia em sua obra, em especial, a sua relação com a cidade de Manaus, objetivando compreender as relações estabelecidas entre a obra, o artista e a cidade de Manaus, para isso, toma-se como plano de fundo a figura flâneur e do narrador. |