Poder e sexualidade na Peça Histórica Eduardo II, de Christopher Marlowe

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Cacheado, Mary Ellen Rivera
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0903475529681487
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4007
Resumo: Esta dissertação de mestrado realiza uma análise histórico-literária da peça Eduardo II (1592), do dramaturgo inglês Christopher Marlowe. O contexto histórico abre o primeiro capítulo e as tradições grega e romana são analisadas na obra de Marlowe assim como as rupturas e inovações do dramaturgo nessa tragédia-histórica. Essas análises são baseadas nas obras: Poética de Aristóteles, História Mundial do Teatro de Margot Berthold e Tragédia Moderna de Raymond Williams. Na segunda parte, as personagens principais da peça e suas relações de poder e sexualidade são analisadas e essas mesmas personagens são comparadas às figuras históricas. Tais análises estão pautadas nas obras Personagem de Ficção, de Décio Almeida Prado, Para Ler o Teatro, de Anne Ubersfeld e, principalmente, na obra O Romance Histórico, de George Lukács. Na terceira parte dessa dissertação, foi realizada uma pesquisa sobre a recepção e crítica da peça Eduardo II na Inglaterra, assim como uma pesquisa sobre a história da homossexualidade. Ecos da obra do autor no cinema: Eduardo II de Derek Jarman, Coração Valente de Mel Gibson, na literatura contemporânea: Gaveston de Stephanie Merritt e no cânone: Richard II, de Shakespeare também foram lidas e analisadas.