A representação da Amazônia em visualidades contemporâneas: um estudo sobre as ramagens otonianas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Lopes, Rafael de Figueiredo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6589546984367592
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5537
Resumo: Esta dissertação propõe uma possibilidade de leitura relacional, estabelecida por intermédio de um circuito ecossistêmico, entre comunicação-arte-audiovisual-Amazônia, enfatizando a descrição e a interpretação sobre aspectos da representação da Amazônia, com destaque para a obra do artista visual Otoni Mesquita. A perspectiva teóricometodológica segue preceitos do Pensamento Complexo e Sistêmico, reconhecendo o dinamismo e a interdependência dos acontecimentos físicos, biológicos, socioculturais e tecnológicos. Sendo assim, a investigação se desenvolve inter-relacionando linguagens artísticas e processos criativos com aspectos históricos, antropológicos, sociológicos e ambientais, a fim de compreender características sobre um fenômeno artísticocomunicacional. Desse modo, busca-se ampliar os horizontes das pesquisas no campo da Comunicação e contribuir para a construção de um pensamento social crítico, em consonância com novos paradigmas científicos. Além da pesquisa bibliográfica foram realizados estudos de campo virtual, fundamentados na netnografia e em aportes semióticos para leitura e análise de linguagens, estéticas e representações artísticas (sobretudo, conteúdos audiovisuais). A investigação sugere que a semiose do transcurso criativo-comunicativo, que emerge da multiplicidade expressiva de Otoni Mesquita, pelo seu diversificado repertório de linguagens artísticas e ações cotidianas, se configura como uma dinâmica rede ou um ecossistema comunicacional, articulado por multiplicidades, memórias e transformações: as ramagens otonianas. Um fluxo contínuo e cíclico, pelo qual ressoam experimentações criativas, críticas sociais e reelaborações sígnicas, instigando novas percepções sobre a imagética relacionada à região amazônica, questionando modelos hegemônicos construídos pelo imaginário colonizado no processo histórico e a retórica que age sobre o senso comum, apresentando outras visualidades, outros discursos e outras verdades.