A imagem técnico-memética no Facebook

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Oliveira Neta, Juracy Pinheiro de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9032
Resumo: Partindo do modelo fenomenológico da história da cultura proposto pelo filósofo de mídia Vilém Flusser, no qual a mediação do mundo se dá pela alternância entre a imagem, o texto e a imagem técnica como códigos dominantes de cada época, usamos esta última, e as suas potencialidades telemáticas, para compreender a cultura hipermemética que assola a contemporaneidade e que tem no image macro a sua maior expressão, sendo este uma figura que conjuga em uma única moldura imagem e texto. Ao realizarmos a interface entre o pensamento flusseriano e esses memes, chegamos à conclusão de que estes são imagens técnico-meméticas que materializam a potência dialógica lúdica que emana das imagens produzidas por aparelhos através de vários temas explorados ao longo dessa dissertação, tais como, agenciamento sociotécnico, criatividade (coletiva), redes como modelo de propagação de informação, diálogo e interação via superfícies imagéticas; mas, sobretudo, estes caracterizam a própria fusão dialética dos dois códigos que têm se transcodificado ao longo de toda a história ocidental, isto é, a imagem e o texto. Tendo como objetivo analisar a forma híbrida do image macro no tocante à essa relação imagem-texto, escolhemos como objeto de análise os memes mais compartilhados da fan page memética Suricate seboso do site de rede social Facebook, esta página produz suas montagens através de uma utilização bastante criativa de composições imagéticas feitas com suricates aliada à transcrição da linguagem oral do dialeto cearense; como resultado do nosso estudo de caso, obtemos três regularidades com relação à maneira como ocorre esse imbricamento entre os códigos, a saber: imagem < texto; imagem > texto; imagem = texto. Além disso, dada as especificidades da memesfera brasileira, a nossa opção pelo Facebook se justifica por esse ser o maior hub de memes nacional, no qual os macros foram alçados ao posto de uma das suas linguagens, encapsulando a utopia de um devir dialógico pelas imagens e se tornando uma rede telememética na qual as potencialidades comunicativas e afetivas dos memes se dão a perceber através de formas de interação como curtidas, comentários e compartilhamentos. Por fim, tornamo-nos jogadores enredados no processo de (re)produção dessas unidades criativas que criam elos e diálogos entre nós ao mesmo tempo que modificam a maneira como imaginamos e conceituamos, tendo em vista que nos expressamos cada vez mais por meio da sua linguagem dialética