O estranho familiar na obra de Victor Arruda
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Artes |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20329 |
Resumo: | A partir da experiência do estranho-familiar freudiano (FREUD, 1996a) diante de um quadro do artista contemporâneo Victor Arruda, surgiu o desejo de pesquisar e aprofundar sua obra, que nos relata a importância da psicanálise no processo de elaboração da arte. O objetivo desta tese é, portanto, analisar a obra de Victor Arruda, a fim de refletir sobre seu processo de elaboração artístico diante da dor de existir, identificando como a arte mudou sua vida frente à aceitação de sua orientação sexual. A noção do estranho-familiar na obra de Victor Arruda foi abordada a partir da perspectiva psicanalítica, cujo princípio parte do pressuposto de que algo que é familiar ao indivíduo pode gerar a ele certa aversão e horror simultaneamente. Por meio de uma pesquisa bibliográfica tanto da psicanálise quanto das artes, esta investigação possibilitou a realização de um estudo profundo sobre o artista contemporâneo Victor Arruda. A arte e a psicanálise tiveram um papel crucial nesse processo de crescimento do artista, pois permitiram que seu inconsciente tocasse o “real” juntamente com uma travessia analítica que o ajudou a superar seus traumas. Assim, a pesquisa cumpriu seu objetivo no sentido de valorizar essa parceria fértil entre psicanálise e arte |