Imagem etnográfica da sala de aula: metaetnografia das pesquisas do Núcleo de Etnografia em Educação no período de 1984 a 2016

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Araújo, Adriane Matos de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17068
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo a imagem etnográfica. As pesquisas do Núcleo de Etnografia em Educação (1984-2016) são utilizadas como base de dados. O objetivo principal desta tese é estudar a produção, o uso e a contribuição das imagens etnográficas no contexto das pesquisas desenvolvidas pelo NetEDU no período entre 1984-2016. Os objetivos específicos são: 1) Realizar uma revisão sistemática e crítica das pesquisas do NetEDU; 2) Verificar como as imagens etnográficas impactam os resultados das pesquisas estudadas; 3) Conhecer os principais conceitos e teorias desenvolvidos nas pesquisas do NetEDU a partir das imagens etnográficas produzidas nas pesquisas. A questão principal desta tese é: “De que forma a imagem etnográfica contribui na composição de significados e conceitos sobre a sala de aula?" As questões secundárias são: 1) Quais os principais conceitos, significados e teorias utilizados pelo NetEDU que - associados a produção das imagens etnográficas - revelam a sala de aula?; 2) Quais os tipos de produção acadêmica sobre a sala de aula que o grupo de pesquisadores do NetEDU produziu através das imagens etnográficas?; e, 3) Quais as limitações e dificuldades na produção das imagens etnográficas no campo de pesquisa?”. Entende-se, neste estudo, a imagem como cultura visual, ou seja, ao se incorporar imagens etnográficas a um texto, elas representam os significados presentes no contexto pesquisado. O pressuposto teórico desta tese é composto por três conceitos principais: imagem, etnografia e imagem etnográfica. A metodologia eleita é a metaetnografia que se desenvolveu a partir de sete etapas o que resultou a produção de novas interpretações, reunindo as descobertas dos relatos dos participantes e as interpretações relatadas nos estudos originais. A metaetnografia é entendida nesta tese como um desdobramento da meta-análise e da etnografia. Uma vez que, aliada a etnografia e a meta-análise, ela amplia a visibilidade do contexto de exclusão que os (as) alunos (as) vivenciam, gerando novas escritas etnográficas, e revela os pontos fortes e as dificuldades encontradas na pesquisa etnográfica; eliminando a fragilidade dos resultados em pesquisas futuras. A imagem etnográfica nesta tese é entendida como representação cultural do contexto. Ela fala sozinha, ela se traduz no mundo, ou seja, ela representa o todo da cultura que se insere, podendo ser generalizada em contextos diversos, globalizantes e até universais. No contexto da sala de aula, a imagem etnográfica dá significação e interpretação aos aspectos culturais da escola, especialmente da sala de aula. As pesquisas do NetEDU desvelam o fracasso escolar vivenciado em sala de aula e mostram o quanto a imagem etnográfica é mais do que um instrumento de registro, mas também um instrumento de análise e interpretação. Revelam, ainda, o potencial de um grupo de pesquisa que desenvolveu um trabalho etnográfico a longo prazo - com seus acertos e percalços -, abrindo caminhos para outros grupos etnográficos avançarem em novas produções, expandirem os seus limites e, assim, romper com os desafios impostos pelo trabalho de pesquisa etnográfica em educação.